Dúvidas frequentes


O que é cubagem?

Mercadorias com peso desproporcional ao tamanho, que ocupam um grande espaço físico, são denominadas carga com cubagem. Exemplo de produtos: isopor, plásticos, pneus, cestas, embalagens vazias como barris, etc, entre outros.

A fórmula de cálculo acontece através das medidas dos volumes. Multiplica-se a altura x largura x comprimento x quantidade de volumes x 300 (fator de cubagem padrão para operações rodoviárias). O valor obtido é o peso cubado do material.

Neste caso desconsidera o peso real da mercadoria e considera-se o peso cubado do material para efetuar o calculo do frete.

Reversão de frete

A reversão de frete é a transferência de responsabilidade do pagamento de um CNPJ para outro CNPJ.
A solicitação deverá ser feita pelo responsável pelo pagamento de frete, através de autorização por escrito e cópia da nota fiscal.

Como fazer uma devolução?

Esteja atento para a identificação dos volumes.

Sempre que possível, evitar o reaproveitamento de caixas. Caso não seja possível, favor remover o máximo de etiquetas antigas e fazer a identificação do volume em papel A4, para que a informação fique bem visível.

A devolução pode ser feita no ato da entrega. Para isto, deve-se declarar no verso da DANFe o motivo da desistência (mercadoria avariada, insatisfação com o produto,erro no pedido,desistência).

Se a devolução não for feita no ato da entrega:
Pessoa Jurídica: a coleta só poderá ser feita mediante autorização de devolução do fornecedor, que deverá ser enviado por e-mail ou fax à transportadora. Também deverá ser emitida uma nova NFe (de devolução).

Pessoa Física: somente o fornecedor poderá entrar em contato comatransportadora para solicitar a coleta do produto, por isso, nestes casos, o cliente deverá entrar em contato com Serviço de Atendimento do fornecedor.

 

Conferência no recebimento

A transportadora se responsabiliza por falta de volumes (quantidade diferente do especificado na NFe) ou volumes violados ou avariados (rasgado, amassado, etc) que sejam informados no ato do recebimento. O conteúdo de volumes intactos é de inteira responsabilidade do fornecedor.

A transportadora não está autorizada a deixar o comprovante de entrega retido no cliente para conferência posterior, por isso, procure conferir a quantidade e condições de volumes no ato do recebimento. Certifique-se de que o volume não está violado. Os fornecedores são sempre sugestionados a utilizar fitas personalizadas para facilitar a detecção de violação das caixas.

A conferência deve ser feita o mais breve possível em respeito a outros destinatários que estão aguardando as próximas entregas. A demora na conferência prejudica as entregas dos outros clientes, por isso, há um limite de espera.

Indenização

A indenização por falta de volume só será feita se o problema for constatado no ato da entrega.

Materiais muito sensíveis a vibrações (vidro, porcelana, cristal, placas de granito, mármore, etc.) não são indenizados e só podem ser coletados com uma declaração do fornecedor, isentando a transportadora de possíveis avarias que possam ocorrer no transporte.